Os automóveis elétricos ganham cada vez mais importância mas muitas pessoas ainda não conhecem a diferença de custos associados à utilização dos mesmos.
Esta é uma batalha de custos: de um lado temos os automóveis elétricos e do outro os automóveis tradicionais a combustão (gasolina ou gasóleo).
E o que vamos comparar?
- Custo de aquisição
- Custo de utilização
- Custo de manutenção
- Reparação de danos
1. Custo de aquisição de um automóvel elétrico Vs automóvel a combustão
De forma geral, os automóveis elétricos requerem um investimento inicial superior aos automóveis a combustão, algo que se torna evidente, ao comparar o mesmo modelo nas duas versões.No entanto, com o avanço da tecnologia esta diferença tem vindo a reduzir-se. Adicionalmente, existem vários benefícios e incentivos associados à compra de um automóvel elétrico, o que pode levar à redução do preço de aquisição.
2. Custo de utilização de um automóvel elétrico Vs automóvel a combustão
Neste caso vamos focar-nos nos custos associados à energia (elétrica ou combustível) associados à utilização do automóvel. Podemos afirmar que o preço da eletricidade é, de uma forma geral, inferior ao preço dos combustíveis fósseis, seja gasolina, gasóleo ou gás. Ainda que ambos os valores sejam variáveis, quando comparamos o custo por quilómetro percorrido, entre um veículo a combustão e um veículo elétrico, o custo é sempre mais baixo para os veículos elétricos.
Convém, no entanto, ter em conta que esta diferença é maior quando é possível fazer o carregamento do veículo elétrico em casa, ao invés de utilizados os postos de carregamento públicos, onde o preço da energia elétrica é mais elevado.
3. Custo de manutenção de um automóvel elétrico Vs automóvel a combustão
Os custos de manutenção podem ser bastante variáveis mediante alguns fatores como: marca e modelo do automóvel, componentes sujeitos a desgaste, tipo de condução, condição das estradas e preço da mão de obra na oficina.
Estima-se que o custo médio de manutenção anual de um automóvel elétrico seja de 50€ comparado com 180€ para um automóvel a combustão (Fonte: UVE).
Mas qual a razão de existir uma discrepância tão marcante nestes valores?
- Os automóveis elétricos têm um motor mais simples e com menos componentes. Ou seja, há menos possibilidade de surgirem problemas e no caso de surgirem, as componentes a trocar são menos e mais simples quando comparados com os automóveis a combustão.
- Nos elétricos, o sistema de travagem sofre menos deterioração devido à travagem regenerativa e não são necessárias trocas de óleo. Por outro lado, os automóveis a combustão requerem trocas de óleo regulares, substituição de filtros, velas de ignição e outros componentes que aumentam os custos de manutenção.
- Reparação de danos de um automóvel elétrico Vs automóvel a combustão
Outro ponto importante são os custos associados às reparações e aí temos a considerar o seguinte:
- Automóveis elétricos: os custos podem ser mais elevados devido a alguns componentes específicos, mas a menor frequência de manutenção e menor quantidade de peças acabam por minimizar esse custo.
- Automóveis a combustão: os custos de reparação podem ser, geralmente, inferiores, devido à disponibilidade de peças e familiaridade tecnológica, contudo, a necessidade de manutenção mais frequente torna-os normalmente mais caros ao longo do tempo.
Concluindo…
Em resumo, vemos que o resultado final é de 3 – 1 a favor dos automóveis elétricos, podendo assim considerá-los como os vencedores desta batalha de custos.
O custo de aquisição inicial é mais elevado nos automóveis elétricos mas ao avaliar os custos de utilização, manutenção e reparação de danos, constatamos que estes são mais elevados no caso dos automóveis a combustão.
Pretende adquirir um automóvel elétrico ou a combustão mas ainda não conhece as melhores opções de crédito? Simule um financiamento automóvel com a 321 Crédito aqui.